Com a finalidade de incentivar, aprofundar e esclarecer a fé pela leitura e meditação da Palavra de Deus e unir as famílias pela oração, as zeladoras das Capelinhas buscam evangelizar em seus bairros e comunidades.
A Capelinha visita até 30 famílias por um período de 24 horas em cada casa, para que a família realize seus pedidos e orações. O nome das famílias associadas fica aos cuidados da zeladora que mantém a ordem e realiza a manutenção da Capelinha com a Santa. Ao receber a capelinha a família é orientada a deixá-la em lugar de honra para a reza e levar no dia seguinte a próxima casa.
Rosmari Marinello uma das coordenadoras das zeladoras das Capelinhas diz que as Capelinhas são a igreja em saída, Maria visitando as casas com seu manto amoroso e ensinando que Jesus Cristo vive entre nós no cuidado com os irmãos. “Hoje o grande objetivo das Capelinhas é continuar vivenciando a experiência nas pequenas comunidades. A visita de Maria traz a Boa Nova de Jesus as famílias e faz com que elas se unam por meio da oração”. Rosmari salienta que as famílias são incentivadas a rezar o terço e realizar visita entre vizinhos, amigos incentivando a conversa, conhecendo novas pessoas, fortalecer as amizades, desta forma, todos vivem em comunidade.