No domingo, 16 de novembro, às 19h, na Matriz será celebrado o envio dos acólitos da Paróquia São Luiz Gonzaga. Este é o primeiro grupo a ser formado na Paróquia São Luiz Gonzaga.
O que faz um acólito?
Durante uma celebração, você já se perguntou quem são os jovens ao redor do padre, celebrando a missa? Esses jovens são os acólitos! O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a Missa ou Celebração da Palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração.
A escolha por ser um acólito traz a linda oportunidade de estar ao lado do altar, no exato momento em que o pão se transforma no Corpo de Cristo e em que o vinho torna-se o Sangue. Consequentemente, quando se exerce a função de acólito, o servo de Deus está colaborando para que os fiéis recebam Jesus no profundo de seus corações.
O serviço do acólito e do coroinha leva às crianças e adolescentes a oportunidade de participarem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo por meio do sacerdote.
Na prática, a função de um acólito na celebração é ser responsável por todas as atividades que não se referem ao cargo de bispo. Portanto, é de sua responsabilidade o cuidado com as velas, incensos, turíbulos, livros litúrgicos, entre outros.
Fonte: Santuário das Almas | Arquidiocese de São Paulo.
