O Calendário do Advento é um instrumento muito especial usado para ajudar na contagem regressiva até o Natal.
Tradicionalmente, ele inicia no 1º Domingo do Advento, mas podemos iniciar também no dia 01/12. Afinal, sempre é tempo de contar os dias para o Natal!
O espírito do tempo do Advento consiste em preparar a vida e o coração para a hora que o Senhor chegar:
Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem […] Para que não suceda que vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai! (Mc 13, 35-37)
Neste ano, trouxemos uma versão com atividades que remetem ao nosso Calendário Litúrgico, enaltecendo algumas festas como Nossa Senhora de Guadalupe, Imaculada Conceição e os Domingos do Advento, bem como as atividades de Nossa Paróquia.
Você pode imprimir em sua casa e realizar as atividades propostas.
Use sua criatividade!
Algumas opções:
Deixe seu calendário em um lugar visível para realizar as atividades de cada dia: cozinha, sala, quarto. Aproveite este momento em família e amigos para se reunir, conversar e juntos celebrar este momento que antecipa o nascimento do menino Jesus.
Esperamos que você aproveite este material e que ele o ajude a viver com alegria a espera do nascimento do Senhor!
Sugestões que podem ajudar no seu calendário:
Quem foi São Nicolau?
São Nicolau, santo da Igreja Católica, foi um homem bom que deu início à tradição do Papai Noel. Ele foi educado por uma família de pais nobres. Quando criança, ele gostava de ler a Bíblia e saber o que Deus queria ensinar. Quando seus pais faleceram, ele ganhou uma grande herança de bens e, ao invés de ficar para si e tornar-se um homem rico, ele cuidou daqueles bens e os entregou aos pobres. São Nicolau, ou Papai Noel, como o chamamos, representa a bondade, a caridade, a partilha de nossa felicidade por meio dos presentes. Ele era um bispo, que ajudava os necessitados levando a eles o que lhes era necessário. E depois que ele morreu, se tornou santo.
Nossa Senhora de Guadalupe
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido em que ela apareceu, feito de cacto, não dura mais do que 20 anos e esse já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, a imagem nunca foi retocada e, até hoje, os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção. Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros. Uma imagem estampada numa tela tão rala que, através dela, pode-se enxergar o povo e a nave da Igreja. Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”. No ano de 1971, alguns peritos deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia, descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma, a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. O Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Oração para acender as velas da Coroa do Advento
Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Leitor 1: Para nós cristãos, o Tempo do Advento é um tempo de preparação, expectativa e alegria, em que esperamos o nascimento do Menino Deus.
Leitor 2: Estamos reunidos em torno desta Coroa do Advento com sua forma circular representando o amor eterno de Deus; com sua cor verde trazendo a esperança ao nosso coração; com as velas que trazem a luz anunciando a chegada do Menino Deus; e os laços vermelhos que simbolizam o amor de Deus que nos envolve. E por nos amar tanto, o Senhor nos enviou a salvação, o perdão e a vida eterna.
Todos: Senhor Jesus, celebrar o Seu Natal é fazer da nossa vida, da nossa casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Sua luz brilhe em nosso coração, renovando a esperança, o amor, a fraternidade e a salvação, que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos.
Neste momento, reze a Oração do Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Finalize fazendo o sinal da cruz. Reúna toda a família e juntos acendam, a cada domingo do Advento, tornem este momento especial com quem você ama.
Baixe em PDF clicando no link abaixo:
Baixe em imagem clicando nela:
São Nicolau
Guadalupe
Oração para acender as velas da coroa



