AO VIVO

Ouça agora

Rádio Construtiva

/
/
Frei Galvão e Dia Nacional da Juventude são celebrados na Matriz

Frei Galvão e Dia Nacional da Juventude são celebrados na Matriz

O sábado, 25 de outubro, na Matriz São Luiz Gonzaga, foi uma noite de muita fé e celebração. O povo de Deus celebrou o primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Santa’anna Galvão, Dia Nacional da Juventude (DNJ) e o aniversário do Grupo de Jovens Mensageiros da Vida.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é uma iniciativa da Igreja no Brasil que, desde 1985, celebra a vida, a esperança e o protagonismo dos jovens nas comunidades. O DNJ é um convite aos jovens para que andem juntos com a Igreja. É um chamado para viver a fé com alegria, compromisso e coragem. A juventude é chamada para ser, na sociedade sal da terra e luz no mundo, a ser sacerdotes, profetas e reis. Ser o que receberam no batismo e confirmaram no Crisma, todos os batizados são convidados a ser discípulo e missionário de Jesus e construir na terra o Reino de Deus.

Papa Francisco disse: “Queridos jovens, não deixem que roubem a vossa esperança! Sonhem alto e deixem-se amar por Deus”. Esperança que não faltou nesse ano que celebra-se o jubileu. A Celebração da Palavra foi presidida pelas ministras do grupo. A imagem próxima ao altar de Frei Galvão lembrava também a celebração do dia em honra ao primeiro Santo brasileiro. Em sua reflexão, a ministra Emanoela Matiello ressaltou a história de vida de Frei Galvão.

Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, atual cidade de Guaratinguetá, hoje estado de São Paulo. Tornou-se franciscano no convento de Macacu, em Itaboraí, Rio de Janeiro. Em 11 de julho de 1762, o frei foi ordenado sacerdote e transferido para o Convento de São Francisco na cidade de São Paulo. Frei Galvão faleceu no Mosteiro da Luz, em 23 de dezembro de 1822, poucos meses depois da independência do Brasil. Em 1998, Frei Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II, recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil. Em 2007, foi canonizado por Bento XVI, tornando-se o primeiro santo brasileiro.

Bem celebrando este dia especial da juventude, após a celebração, a adoração ao Santíssimo. Momento de reflexão sobre o tema deste ano, “Juventude e Ecologia Integral” e o lema “Guardiões da Criação”. A adoração iniciou com o mantra ‘teu sol não se apagará’. No violão, Frei Jonas Ribeiro da Silva tocava e cantava juntamente com os jovens. Esse momento de reflexão foi conduzido por Éverton Broilo com base no Cântico das Criaturas.

Em uma de suas mensagens, o Papa Leão XIV nos oferece a chave da esperança cristã: “A esperança cristã é como uma âncora, que fixa o nosso coração na promessa do Senhor Jesus, que nos salvou com a sua morte e ressurreição e que retornará novamente no meio de nós. Esta esperança continua a indicar como verdadeiro horizonte da vida os ‘novos céus’ e a ‘nova terra’ (2 Pedro 3, 13), onde a existência de todas as criaturas encontrará o seu sentido autêntico” (Mensagem, n. 4).

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Canção Nova | A12
Texto e fotos: Camila Mendo | Paróquia São Luiz Gonzaga

Compartilhar:

Categorias

NOTÍCIAS

CELEBRAÇÕES PARA A SEMANA Quinta-feira, dia 20 Pocinho de Baixo – missa às 19h30 Sexta-feira, dia 21 Navegantes e
CELEBRAÇÕES PARA O FINAL DE SEMANA Hoje, Sexta-feira, dia 14 Pocinho de Cima, Cachoeirinha São José e Pilão de
CELEBRAÇÕES PARA A SEMANA Sexta-feira, dia 14 Linha Terceira, Pocinho de Cima, Cachoeirinha São José e Pilão de Pedra