AO VIVO

Ouça agora

Rádio Construtiva

/
/
Paróquias de Xaxim e Coronel Freitas celebram a Festa das Chagas de São Francisco

Paróquias de Xaxim e Coronel Freitas celebram a Festa das Chagas de São Francisco

Na noite da terça-feira, 16 de setembro, estiveram reunidos na igreja Matriz de Coronel Freitas paroquianos e paroquianas das Paróquias São José do Patrocínio e São Luiz Gonzaga para bem celebrar a Festa das Chagas de São Francisco de Assis. Na Celebração Eucarística, aconteceu a entrega da cruz peregrina, um dos símbolos da Caminhada Franciscana da Juventude, que aconteceu no mês de julho de Coronel Freitas a Xaxim.

A Santa Missa foi presidida por Frei Augusto Luiz Gabriel, que pertence à Equipe de Evangelização das Juventudes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Concelebraram Frei Gilson Kammer, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim; Frei Alisson Luis Zanetti, pároco da Paróquia São José do Patrocínio; e Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Rubens Luiz de Carvalho e Frei Alcides Cella.

Frei Alisson acolheu a todos e agradeceu a presença dos frades de Xaxim, Frei Augusto, e do povo de Deus que estava reunido para esta celebração importante para as duas paróquias, mas também como Província celebrando os 800 anos das Chagas de São Francisco.

Em sua homilia, Frei Augusto destacou a importância de, reunidos, celebrar São Francisco. “Estamos reunidos aqui hoje, com o coração cheio de reverência, celebrando um dos momentos mais sublimes da vida de nosso Seráfico Pai, São Francisco de Assis: a Impressão das Chagas de Cristo em seu corpo. Há mais de 800 anos, em 1224, no Monte Alverne, Francisco, aquele que buscava seguir os passos de Jesus em simplicidade e humildade, recebeu em sua carne os sinais da Paixão de Nosso Senhor. Francisco se torna, então, uma imagem viva do Crucificado.”

Conforme o sacerdote, São Francisco tomou a cruz como sinal de vitória e de perfeita alegria. “Caríssimos, a cruz marca toda a vida de São Francisco. Foi diante do crucifixo de São Damião que ele ouviu a voz de Jesus: “Francisco, vai e restaura a minha Igreja.” Foi ao abrir o Evangelho que escutou o chamado para “renunciar a si, tomar a cruz e seguir Jesus”. E foi no Monte Alverne, no fim da vida, que a cruz se imprimiu em sua carne, selando sua união definitiva com o Senhor. A cruz, que para muitos é sinal de derrota, em Francisco se tornou sinal de vitória e de perfeita alegria. Ele descobriu que a verdadeira alegria não está na ausência de dores, mas em amar profundamente”, afirmou o frade.

Durante sua reflexão, ainda destacou que a cruz fez parte dos dias vividos pelas duas paróquias na Caminhada: “Queridos irmãos, também nós fomos marcados pela cruz nestes dias, com a Caminhada Franciscana da Juventude, realizada em Coronel Freitas e Xaxim. Os jovens, que caminharam, rezaram, partilharam e se alegraram juntos, deixaram para nós um símbolo: a cruz. Nela estão inscritos os nomes de todos os participantes, como sinal de pertença e de compromisso. Essa cruz nos recorda o Jubileu que a Igreja vive, recorda os dias felizes de comunhão e fé que experimentamos. Hoje, dia das Chagas de São Francisco, essa cruz é entregue à comunidade paroquial de Coronel Freitas. Assim como a cruz marcou a vida de Francisco, ela também marca a vida de nossos jovens e de nossas comunidades.”

Concluiu sua homilia com a oração de São Francisco: “Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração, dai-me uma fé reta, uma esperança certa e uma caridade perfeita; sensibilidade e conhecimento, Senhor, a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento. Amém.”

Ao final da Santa Missa, os jovens de Xaxim foram convidados a entrar pelo corredor central com o quadro da cruz peregrina, símbolo do ano jubilar, que foi marcada com as palavras de esperança dos jovens durante a Caminhada. Posicionados na frente do altar, os jovens e integrantes das equipes que participaram da Caminhada das duas paróquias receberam esse símbolo que ficará de recordação em Coronel Freitas. Frei Gilson Kammer destacou a alegria de, reunidos, fazer a entrega desse símbolo que representa a Caminhada nos dois municípios: a Cruz com as palavras, as sandálias franciscanas marcando o caminho e as fotos na Comunidade de Carola Maia e em frente à Matriz de Xaxim.

Os frades reunidos em frente ao altar abençoaram os presentes e agradeceram a presença de todos, celebrando São Francisco e a entrega do símbolo da Caminhada. A celebração da entrega em Xaxim acontecerá no mês de outubro.

Compartilhar:

Categorias

NOTÍCIAS