AO VIVO

Ouça agora

Rádio Construtiva

/
/
Mês da Bíblia: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

Mês da Bíblia: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

Carta aos Romanos (Rm) é o tema escolhido para o “Mês da Bíblia 2025”, promovido pela Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O lema é extraído de Rm 5,5: “A esperança não decepciona”. A escolha desse livro e do lema visa a aprofundar a temática do Ano Santo da Encarnação de Jesus Cristo (há 2.025 anos): “Peregrinos de Esperança”. Neste ano, celebram-se, também, os 1700 anos da proclamação do Credo noceno-constantinopla, originalmente elaborado em 325 pelo Concílio de Niceia, na atual Turquia, e aperfeiçoamento no Concílio de Constantinopla, em 381.

O “Jubileu” refere-se a um tempo especial. Há a menção de um ano jubilar a cada 50 anos em Lv 25,8-13. A expressão “ano da graça do Senhor”, referindo-se ao ano jubilar, ocorre em Is 61, 1-2 e é proclamada por Jesus na sinagoga de Cafarnaum, sendo considerada a base de seu programa de missão, conforme Lc 4,18-19. Na tradição cristã católica, o primeiro Jubileu foi proclamado por Bonifácio VIII, em 1300, com celebração a cada 100 anos, passando para cada 50 anos com o Papa Clemente VI, em 1343.

O ano jubilar é um momento propício para intensificar a oração, promover a reconciliação e peregrinar até os lugares sagrados, como os santuários e as basílicas, com o objetivo de celebrar a fé e proporcionar uma tomada de consciência sobre o próprio itinerário espiritual.

Em nossas mídias a cada final de semana vamos refletir com os temas:
1º A justificação em Jesus Cristo (Rm 3,21-31)

2º Batismo: viver em Cristo (Rm 6,1-14)

 

3º A vida no Espírito Santo (RM 8)

4º O cotidiano da vida Cristã (Rm 12-13)

5º A Esperança Não Decepciona (Rm 5,5)

Texto base disponibilizado por Paulinas

Compartilhar:

Categorias

NOTÍCIAS