
Acolhida e Oração Inicial
Preparação do ambiente: pôr a Bíblia em lugar de destaque, devidamente ornamentada com toalha, vela acesa, flores ou um jarro de plantas e o cartaz do Mês da Bíblia. b. Canto: É como a chuva que lava, /é como o fogo que abrasa; /Tua palavra é assim, /não passa por mim sem deixar um sinal.
Leitor 1: Queridos irmãos e irmãs, estamos aqui hoje reunidos como comunidade de irmãos para escutar e saborear a Palavra do Senhor, alimento que sacia nossa fome de vida, de amor e de felicidade. Como família de Deus, invoquemos a Santíssima Trindade.
Todos: Em nome do Pai,/ em nome do Filho, /em nome do Espírito Santo,/ estamos aqui! /Para louvar e agradecer,/ bendizer e adorar, /estamos aqui Senhor…
Leitor 2: Que a escuta e a meditação de tua Palavra, Senhor, alimente nossa vida e nos conduza em nossa caminhada de discípulos do teu Reino. Que possamos saborear também a palavra de nossos irmãos e irmãs, que partilham conosco tua Palavra na vida de cada um deles. Todos: Abri, /Senhor, /nossos ouvidos para escutar tua Palavra, /nossos lábios para proclamá-la /e nossos corações para vivê-la.
Escutar a Palavra de Deus
Leitor 1: Deus continua falando ao seu povo por meio do profeta Ezequiel. Ele não apenas quer reunir suas ovelhas e conduzi-las de volta para sua terra, mas deseja também renovar seus corações, para formarem uma nova comunidade totalmente diferente de antes, quando foram exilados.
Canto: Tua palavra é / luz do meu caminho!/ Luz do meu caminho, /meu Deus! /Tua palavra é!
Deus nos fala – Ler na Bíblia: Ez 36,22-32.
Chave de leitura: Leia novamente o trecho. Procure refleti r a parti r das seguintes questões:
1. Por que o Senhor declara que não está agindo por causa da casa de Israel, mas age por seu nome santo? O que isso significa?
2. O que Deus promete fazer para purificar a casa de Israel e o que simboliza essa purificação?
3. Quais mudanças internas o Senhor Deus promete realizar em seu povo e com que propósito?
Preces
Pai Celeste, pedimos que, assim como prometeste a Israel, também nos concedas um coração novo e um espírito renovado. Transforma nossos corações endurecidos e insensíveis ao teu amor em corações de carne, capazes de acolher teu amor e testemunhá-lo com atitudes concretas de amor, paz e justiça a nossos irmãos e irmãs.
Todos: Senhor,/ dá-nos o novo coração /e um espírito novo!
Pai amado, sabemos que somente com uma profunda transformação interior podemos verdadeiramente viver conforme a tua vontade soberana, com abertura e disposição. Capacita-nos a seguir teus caminhos e a viver uma vida que testemunhe teu amor restaurador.
Todos: Senhor, /dá-nos o novo coração /e um espírito novo!
Pai de bondade, dá-nos a coragem e a disposição para assumir a missão de anunciar o teu amor, bondade e justiça e denunciar toda forma de injustiça e maldade. Que nunca tenhamos medo de enfrentar incompreensão e perseguição no cumprimento fiel da missão que nos deste.
Todos: Senhor, /dá-nos o novo coração /e um espírito novo!
Todos: Senhor,/ apascenta o teu rebanho!
Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria
Bênção final
– Deus todo-poderoso nos abençoe na sua bondade e infunda em nós a sabedoria da salvação.
Todos: Amém!
– Sempre nos alimente com os ensinamentos da fé e nos faça perseverar nas boas obras.
Todos: Amém!
– Oriente os nossos passos para ele e nos mostre o caminho da caridade e da paz.
Todos: Amém!
– Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém!
Fonte: Encontros Bíblicos – Mês da Bíblia | Livro de Ezequiel – Setembro de 2024 | Aquidiocese de Belo Horizonte | arquidiocesebh.org.br